PROPOSTA INSTITUI 'SEMANA DA CULTURA CAIÇARA' EM ÂMBITO LOCAL

Em trâmite nas comissões do legislativo, o Projeto de Lei 061/2018, de autoria do vereador Toninho Salgado (PSD), tem por objetivo valorizar aspectos históricos, sociais e econômicos que estão arraigados em nossa região

Está em trâmite nas comissões do legislativo o Projeto de Lei 061/2018, de autoria do vereador Toninho Salgado (PSD), que institui a 'Semana da Cultura Caiçara' âmbito local. A iniciativa, já presente no calendário oficial de eventos de várias cidades do litoral paulista - a exemplo de Santos, São Vicente, Praia Grande e Ilhabela - tem por objetivo valorizar aspectos históricos, sociais e econômicos que estão arraigados em nossa região.

De acordo com a proposta, toda semana do dia 15 de março haverá atividades alusivas à Cultura Caiçara, que ficarão a cargo dos setores competentes da Administração Municipal. "Temos uma história ligada ao mar e à natureza; uma cultura que nasceu da troca de saberes entre índios, escravos e colonizadores. Portanto, nada mais justo do que resgatar esses traços, já que muito dessa cultura se mantém preservado também aqui", argumenta Toninho Salgado, ao acrescentar que são raras as iniciativas realizadas na Cidade com esse intuito.

"Temos muitos traços dessa tradição, seja na fé, seja na culinária, na dança, no folclore... Só que muito poucas iniciativas de valorização dessas manifestações", acrescenta o vereador, convencido de que a partir de ações alusivas ao tema, a Cidade terá mais chances de desenvolver sua vocação turística, até então restrita às suas belezas naturais.

Caso aprovada pelo legislativo, a matéria seguirá para análise do prefeito Válter Suman (PSB), a quem caberá sancioná-la ou vetá-la. Se sancionada, entra em vigor a partir da sua data de publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Publicado em: 29 de maio de 2018