Acessibilidade | A+ A- | Contraste

GRUPO TÉCNICO VAI VIABILIZAR PROGRAMA VOLTADO A PESSOAS COM FIBROMIALGIA

Medida está prevista em lei municipal, aprovada em dezembro de 2019, pelo plenário da Câmara de Vereadores; equipe multidisciplinar vai cuidar da implantação

Foi decretada no Diário Oficial do último dia 4/6 a criação de um grupo técnico de trabalho, destinado à elaboração e à implantação do 'Programa de Cuidados a Pessoas com Fibromialgia' - instituído pela Lei Municipal 4.769, de autoria do vereador Fernando Peitola (MDB).
 
Aprovada em dezembro, pela Câmara Municipal, a iniciativa visa garantir atenção integral às necessidades de saúde das pessoas com fibromialgia, priorizando o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos e tratamentos, através do SUS.
 
De acordo com o decreto publicado, uma equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde, formada por técnicos de cinco diferentes àreas, está incumbida de realizar os procedimentos necessários para viabilizar o programa, nos próximos meses.
 
Entre as principais ações previstas estão: o oferecimento de serviços para o diagnóstico e tratamento da fibromialgia; a ampliação do acesso ao SUS às pessoas que sofrem com a síndrome; além da capacitação de equipes de saúde e estruturação da rede municipal para o atendimento a este público.
 
SAIBA MAIS
A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta por dores no corpo, principalmente na musculatura. Entre os sintomas mais comuns, estão: fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada), alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.
 
Trata-se de uma patologia relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central, que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos. Mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos.
 
Atualmente, estima-se que até 3% da população mundial sofra com a fibromialgia.


Publicado em: 08 de junho de 2020

Publicado por: ASSESSORIA