Acessibilidade | A+ A- | Contraste

EMENDA GARANTE COMPRA DE PRÓTESES CIRÚRGICAS

Iniciativa do vereador José Nilton Lima de Oliveira (Cidadania) tem possibilitado a redução da fila de pacientes que aguardam por este tipo de suporte médico

A liberação de uma emenda parlamentar, de R$ 314 mil, de autoria do vereador José Nilton Lima de Oliveira (Cidadania), está garantindo mais agilidade no atendimento de pessoas que aguardam por uma cirurgia de órtese ou prótese na rede municipal de saúde. 
 
Com a ajuda desses recursos, a Prefeitura tem conseguido reduzir a fila de espera para este tipo de procedimento, que estava represada desde 2015. Segundo informações da Administração Municipal, desde o último mês de outubro, 39 pacientes já foram beneficiados com a medida
 
O número representa 15% do contingente total de pessoas que aguardam pelo procedimento - calculado atualmente em 219.
 
MAIS AJUDA
Nos próximos meses, mais recursos, também oriundos de emenda do vereador José Nilton, devem complementar esse trabalho. Está prevista a liberação de mais R$ 76.784,00, do orçamento deste ano de 2019, que inclui a aquisição de próteses e órteses para pessoas atendidas pelo Centro de Recuperação e Fisioterapia de Guarujá.
 
SAIBA MAIS
As cirurgias para colocação de próteses e órteses ocorrem sempre no Hospital Santo Amaro (HSA). Para iniciar o atendimento da demanda acumulada desde 2015, a Secretaria Municipal de Saúde acrescentou o custeio de próteses cirúrgicas de joelho e quadril como cláusula no processo de contratualização que mantém com o HSA. 
 
Esta alteração aconteceu em setembro de 2018, com posterior liberação da verba da emenda parlamentar e início dos atendimentos já no mês de outubro do mesmo ano.
 
“Se não fosse este recurso, não seria possível realizarmos esses procedimentos. Aos poucos, estamos conseguindo atender a população que tanto precisa e não tinha o serviço”, observa o secretário de Saúde de Guarujá, Vitor Hugo Straub Canasiro, ao destacar a importância dessa união de esforços entre Executivo e Legislativo.
 
PERFIL
São atendidos nesse programa somente pacientes com passagem pela rede municipal de saúde e munidos de encaminhamento do Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE), na Vila Júlia. Geralmente necessitam deste procedimento, atletas, idosos e obesos, por apresentarem alguma perda óssea motivada seja por acidentes ou quedas, entre outras complicações.


Publicado em: 15 de agosto de 2019

Publicado por: ASSESSORIA